Um pouco da VIDA e da PROFISSÃO

A VOICE do Jornal Noroeste conversou com a Advogada Luciane Brun que é apaixonada pela profissão de Advogada e trabalha com Direito Imobiliário e Direito Bancário.

Esta especialidade trabalha com serviços relacionados a imóveis, propriedade e transações imobiliárias. Ajuda os clientes a resolverem questões legais envolvendo imóveis, incluindo a compra, venda, locação e aluguel de imóveis, questões de propriedade, direitos de passagem entre outros.

Advogados imobiliários podem atuar na revisão de contratos de compra e venda de imóveis, aconselhamento sobre a estruturação de transações imobiliárias complexas, representação de clientes em disputas envolvendo propriedade e aconselhamento sobre questões regulatórias entre outros.

Luciane é casada com Dr. Renato De Martini e mãe de Carlos Augusto Brun De Martini.

É formada em Letras e Bacharelado em Direito. Profissionalmente exerce a advocacia voltada para o Direito Imobiliário e Direito Bancário.

Acesse sua empresa pelo site: https://lucianebrunadvogada.com/

https://lucianebrunadvogada.com/home/ Instagram @adv.lucianebrun

Acompanhe a entrevista com Luciane que nos fala sobre seu trabalho, família e vida.

O que levou a escolher a profissão de Advogada?

Foi o meu DESEJO!

Os que me conhecem melhor dizem que sou advogada nata, mas eu penso que é “dom” de todas das mulheres (rsrs).

Todavia, o período para preencher todos os requisitos para poder exercer a advocacia, foi longo pra mim, suava sangue, por isso, nunca tive dúvida da profissão que eu queria!

Elaborei um projeto vida e fui executando esse plano, com entusiasmo e obedecendo cada etapa!

Quais os serviços que atua como advogada?

A prestação de serviços jurídicos é muito ampla! Nos tempos atuais, ser generalistas como outrora, é inviável, porque a advocacia tomou contornos que nada se parecem com a advocacia de tempos atrás.

Hoje o advogado(a) precisa dominar, e muito, a técnica do serviço jurídico que se propõe, mas também precisa ser exímio vendedor, gestor, empreendedor, saber atender, ter conhecimentos tecnológicos e uma série outras habilidades que a advocacia contemporânea exige.

O Direito Imobiliário traça estratégias que visam a regularização do bem imóvel, posso citar algumas como: usucapião, inventário, divórcio, assessoria no esclarecimento da escolha de regime de bens, assessoria na elaboração de pactos nupciais e de União Estável, adjudicação compulsória, elaboração de contratos, análises e reconstrução de matrículas, planejamentos patrimoniais (como doação, testamento, usufruto). Importante informar que, os procedimentos na área do Direito Imobiliário, se dá muito no âmbito administrativo, independe de processo judicial.

O Direito Bancário, por sua vez, acontece na esfera judicial, nesse caso, com o propósito na Defesa do Consumidor, podemos citar as demandas de Busca e Apreensão de Veículos, Revisional de Contratos, entre outros.

Desistir nunca foi uma opção!

Indico dois livros que estou lendo que me ajudam bastante:

1. Especialista em pessoas – Tiago Brunet

2. Vender é Humano – Daniel H. Pink

Como é trabalhar com Direito Imobiliário?

Essa pergunta é ótima, porque atuar com direito imobiliário é poder participar do sonho das pessoas, pois estamos falando de patrimônio, de casa própria, de bens que passarão de geração em geração, e o advogado(a) imobiliarista está presente pra trazer segurança jurídica necessária para esses negócios jurídicos, orientar e mostrar todos os caminhos possíveis para alcançar o destino.

E cada caso que se apresenta tem uma particularidade que demanda de um estudo pra chegar na melhor decisão de como alcançar a propriedade, ou como transferi-la.

E, se paramos pra pensar, é pelo patrimônio que as pessoas correm atrás a vida inteira. Claro que não é só o patrimônio imobiliário, mas de qualquer forma, o que todos almejam, é ter certeza que esse patrimônio satisfaça a sua vontade durante e depois da vida.

E para isso, a organização/planejamento e a regularização de imóveis é fundamental!

Qual a importância do Advogado nas transações imobiliárias?

Muitas vezes, queremos fazer transações imobiliárias e vamos pedir uma opinião para o amigo, para o vizinho, para o bancário, para o psicólogo, mas não solicitam essa informação para o advogado(a) especialista no assunto.

Em que pese, a informação certa, com o com profissional especializado, pode abrir caminhos, pode ter a resposta de milhões, pode evitar muita dor de cabeça.

Isso tudo, pelo fato de que o direito imobiliário envolve uma diversidade de fatores e de outras áreas do direito.

E como diz um grande professor meu; “não existe um jeito errado de fazer a coisa certa!”

Por que é importante que o corretor entenda os conceitos básicos de um contrato de compra e venda de imóvel?

Interessante também!

Se para mim mesma a pergunta: “posso comprar?” me aflige, imagine para a pessoa que guardou o dinheiro de uma vinda inteira pra realizar o sonho de ter uma casa pra chamar de sua, ou o incorporador/empreendedor que está usando todo seu dinheiro em um novo negócio?

Tanto o corretor quanto sua assessoria jurídica precisam esclarecer quais os riscos que o cliente está submetido numa aquisição imobiliária, quais são seus direitos e deveres. E a mesma coisa, para quem está vendendo! Todas essas transações são permeadas de detalhes que necessariamente carece de um olhar profissional!

Cada profissional tem seu papel, em um mundo prefeito nem precisaria de contrato ou de promessa de compra e venda, ou tantos outros contratos, mas não estamos vivendo nu mundo perfeito.

Um corretor de imóvel deve procurar um Advogado em qual situação?

Um corretor de imóvel, não deve procurar um advogado(a) ele deve ter uma assessoria jurídica permanente. Porque o corretor, ou está comprando, ou está vendendo, ou está alugando os imóveis e todos esses serviços são respaldados por uma vasta legislação especial.

E o cliente, quando precisa recorrer ao Advogado imobiliário?

Sempre que fizer uma transação imobiliária ou que pensar em fazer!

Mesmo que a transação se mostre simples, se o cliente conversar com o especialista ele verá um oceano azul de possibilidades, que talvez ele não tenha visto.

O cliente pode solicitar uma análise de riscos para a aquisição do imóvel, para saber se há dívidas inerentes ao imóvel, se há penhoras, hipotecas, saber se quem está vendendo é de fato o dono e se tudo isso compromete ou não o negócio jurídico.

O vendedor, de igual forma, precisa saber se quem está comprando é solvente, se ambos agem de boa-fé, enfim, uma série de situações.

Assim, existe uma variedade muito grande de informações que norteiam as transações imobiliárias.

Fale-nos sobre Usucapião?

Antes de tudo, quero frisar que a usucapião é uma das formas de regularizar imóveis, mas não é a única, e pode acontecer tanto na via judicial como na extrajudicial, apresentando um procedimento diretamente no Registro de Imóveis em que estiver situado o imóvel a ser usucapido e só pode ser conduzido com a presença de advogado(a).

Todo mundo fala que a USUCAPIÃO é uma forma originária de obter a propriedade, e é mesmo, mas é por quê?

Porque quando se obtém o título de propriedade de um imóvel através do procedimento da usucapião, não há que se falar em pagar imposto sob essa transmissão e acontece em razão da posse prolongada e qualificada, alinhadas ao preenchimento de requisitos definidos na lei.

Apenas para exemplificar, um contrato de compra e venda é justo título para usucapião, independente de registro.

O que você mais se identifica e gosta da sua profissão?

Sou de gêmeos, tenho que sustentar a posição de dois que lutam dentro de mim.

Por isso tenho que estar ativa, ligada na tomada como dizem, e o direito me coloca nessa situação, de sair da zona de conforto e de construir minha própria trajetória, dia-a-dia.

Minha profissão me faz pelear, me superar, evoluir, e, alguns momentos, sentir orgulho de mim mesma (rsrsr).

E isso é maravilhoso!

O que te deixa feliz e realizada?

Ser útil para as pessoas, ouvir as histórias das pessoas.

Fico feliz quando eu percebo que não vim pra esse mundo a passeio, ao menos, só pra passeios. Fico feliz de não estar “num módulo lunar, oh que chato”, e poder encarar os problemas e os desafios do dia-a-dia! É uma superação sempre!

Isso, de feliz e realizada, em muitos casos, nem envolve a profissão, envolve ser eu mesma!

O que mais valoriza no seu dia a dia, na sua rotina?

Eu valorizo minha saúde, meu bem estar, como convivo com muitos profissionais da saúde, sei que não é no consultório de um médico que se compra a saúde, porque ela não está a venda, ela é uma conquista, dia após dia.

Claro que estou falando de saúde que a gente pode controlar, porque existe coisas que fogem do nosso controle, e mesmo, do que nossa vã filosofia possa imaginar.

Mas se eu tenho saúde, física e mental, eu não posso reclamar de nada, eu tenho que acordar todo dia, agradecer, ir em busca das coisas que me fazem bem e ajudar quem precisa de mim.

Nem sempre a gente acerta, mas os erros são experiências que nos fortalecem e nos moldam pra sermos quem somos!

Qual a importância dos valores e sua família?

Na minha família eu aprendi que a riqueza nem sempre se mede monetariamente. Aprendi o valor do respeito, da simplicidade e do amor. Família pra mim é onde acontecem as melhores coisas da vida!

Família é como melhor amigo, tem o melhor amigo pra conversar, tem o melhor amigo pra confiar, melhor amigo pra dar risada, melhor amigo pra fotografar…não existe só um melhor amigo e família é da mesma maneira, todos os membros são melhores amigos específicos e todos tem um propósito, todos fazem a diferença e ninguém pode faltar!

E sim, minha família sanguínea e afetiva, são todos insubstituíveis!

Amo demais minhas famílias!

Frase preferida!

Tenho essa: “Mãe, me busca!”

Mas nesse momento, vou dizer essa:

“As mudanças mais bonitas, não vem com calma e sossego, são uma ventania incontrolável, jogando tudo para cima. Nada cai no mesmo lugar, nem as coisas, nem o coração, nem você. O tempo fechado nos abre.” (Ryane Leão).

Eu adoro ….

Dia de sol, estrada de chão, bike e em boa companhia!

Conheça um pouco mais de Luciane através do seu Dicionário:

A de Anjo, por todos os anjos da minha vida, minha eterna GRATIDÃO!

B de batalhas, porque perdeu uma batalha não significa que a guerra está perdida! “É de batalhas que se ganha a Vida!”

C de casa, que todo mundo precisa de uma casinha pra viver!

D de Desejo, toda e qualquer vitória tem como ponto de partida o DESEJO!

E de evoluir, no intervalo entre a primeira inspiração e a última expiração, período conhecido como VIDA, precisamos evoluir!

F de Fé, tenha FÉ e tenha DEUS no coração!

G de Gratidão, seja grato, agradeça ao invés de pedir!

H de humano, somos todos iguais, nunca se subestime, se acreditamos podemos realizar!

I de Imaginação, é uma força muito poderosa que todos nós temos! Cultive-a!

J de Janela, se uma se fechar, destranque as portas!

K de KAKÁ, é o ar que eu respiro!

L de Liberdade, pra viver a VIDA, não tem preço!

M de Melhor, se precisar, faça de novo e melhor! Tenha garra, o mundo não deve nada pra ninguém, faça da sua história o melhor que puder!

N de Nada, não fazer nada, às vezes, é o melhor que se pode fazer!

O de Organização, é quase tudo nessa VIDA!

P de Poder, descubra o seu!

Q de Querer, só querer não leva a nenhum lugar, tem que pôr mãos à obra e retribuir!

R de RELAXA, a vida é um SOPRO!

S de Simples, não complica as coisas!

T de tempo, aproveita!

U de Uva, já penso no vinho!

V de VIDA, Ôooo VIDA…Que tal esse presente?

X de Xeque-mate, tem que saber jogar!

Y de yahoo, faz sentido pra mim, pensava que a internet não seria muito mais que ter um endereço eletrônico.

Z de Zebra, às vezes dá zebra e está tudo certo!

Que difícil essa, hein Eunice!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *